segunda-feira, 16 de maio de 2016

Usina Nossa Senhora do Carmo POMBOS-PE


Imagem: (Pombos Aqui) página http://facebook.com/pombosaqui


 fonte GASPAR, Lúcia.texto disponível em http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/

Localizada no atual município de Pombos (antes distrito de Vitória de Santo Antão), foi fundada em 1918 com a denominação de Santa Pânfila, por João Correia de Queiroz.
O nome foi uma homenagem à sogra e à esposa do fundador (ambas tinham esse nome), sendo, respectivamente, filha e neta do Visconde de Utinga (Henrique Marques Lins).
Em 1944, foi transformada em Usina Nossa Senhora do Carmo.
Teve como proprietários o coronel Feliciano do Rego Cavalcanti de Albuquerque, Manoel Antonio Santos Dias (Cileno), João Pessoa de Queiroz e família, João Pessoa de Queiroz e seu irmão Romeu Pessoa Pessoa de Queiroz, Jorge Dantas Bastos e Gustavo Colaço, Gustavo Colaço e filhos.
Em 1990, a empresa foi vendida para José Aristóphanes Pereira, Hendrik da Costa Oliveira e Manoel Octaviano Colaço Dias.
Atualmente a usina encontra-se desativada.


Fonte: GASPAR, Lúcia. Usina Nossa Senhora do Carmo. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Engenho São João Novo / POMBOS-PE

 Engenho São João Novo_Pombos-PE
A igreja do engenho ainda continua de pé, mesmo depois de anos e anos sem preservação, manutenção ou qualquer tipo de restauração...
Infelizmente recentemente parte da parede da frente desabou onde a igreja ficou ainda mais danificada... Emoticon frown
Igreja em São João Novo, Histórias do Engenho, Histórias de Pombos, Histórias de Pernambuco, Mistérios, Segredos... tudo em um só lugar      (fonte Página Pombos Aqui)
                                                                                   

     ( Imagem página Pombos Aqui Facebook)

Como surgiu o Nome (POMBOS) ?

História  de POMBOS-PE

A ocupação desta região remonta ao século XVIII.
Os irmãos José Manoel de Melo e Manoel Gomes de Assunção, proprietários dos primeiros engenhos no local, construirão algumas casas nas margens do rio Água Azul. O povoado foi Chamado de Tubibas. Posteriormente foi comprado pelo padre Galdino Soares Pimentel, que juntamente com os habitantes, construiu capela dedicada a Nossa Senhora dos Impossíveis.
A presença de pombos selvagens, do tipo Tubira, era constante na fauna local. Era comum a caça a estes animais, sobretudo dos moradores da Cidade do Braga (hoje Vitória de Santo Antão). Após a caça, os caçadores diziam: "Fizemos o São João nos pombos". Isto fez com que o povoado passasse a ser denominado oficialmente São João nos Pombos, e finalmente, Pombos.
O distrito foi criado com a denominação de Pombos, pela lei municipal nº 168, de 15 de junho de 1908, criados também pela lei municipal nº 192, de 16 de maio de 1914. Pertencia ao município de Vitória de Santo Antão. Foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 4989, de 20 de dezembro de 1963.

                                                                                      (Fonte Wikipédia)

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Pombos-PE A Terra do Abacaxi

 Plantação de abacaxi em Pombos-PE,
O município de Pombos é conhecido na região como a terra do abacaxi.