![]() |
Pombos Aqui - Tá Aqui, Tá em Pombos. |
Em meio ao abandono as ruínas da Igreja católica no Engenho São João Novo, Pombos-PE.
Parte de sua estrutura feita em alvenaria de pedra calcária e arenito. O que causou a igreja ficar nessas condições que atualmente se encontra foi a falta de manutenção, dificultou a preservação desse patrimônio de Pombos, de Pernambuco e do Brasil.
A parede da frente já teve uma grande parte destruída que desabou com as fortes chuvas de alguns anos atrás. O primeiro andar da igreja começou a cair por conta das infiltrações. Ainda é possível observar as belezas que restam da sua arquitetura, são flores, imagens de anjos e santos esculpidas no teto da igreja muitas dessas peças já se desprenderam e caíram no chão.
Em um outro ambiente existe uma espécie de túmulo com as seguintes letras:
F.N.A.M. Logo abaixo dessas letras tem o nome de: MARIA CAVALCANTI XAVIER
Em seguida tem: COM 23 ANOS DE IDADE
Abaixo tem uma imagem de uma cruz ✞
Abaixo da imagem da cruz tem uma data:
22-12-1921.
Essas letras e números estão impressos em uma imagem de uma cruz na parede em um lugar feito um pequeno quarto no lado esquerdo da igreja.
Falta de manutenção dificultou a preservação de toda estrutura interna e externa. Também existem a falta de respeito e interesse em manter esse patrimônio histórico de Pernambuco.
As gestões que já passaram pelo município não teve nenhum interesse em fazer algo pela igreja como também em informar, divulgar ao governo do estado de Pernambuco.
Mas não é de se esperar muito, onde existem tantas obras inacabadas pelo país a fora, "então quem vai se importar com uma igreja velha sem utilidades para a população no geral"
Muitos ver a igreja sem utilidades, principalmente quando se fala de religiões.
Enquanto isso vão se passando dias, semanas, messes e anos e a Igreja no Engenho São João Novo resistindo o passar do tempo.
(A IGREJA NO ENGENHO SÃO JOÃO NOVO ESTÁ SEM USO HÁ ANOS E SUA ESTRUTURA ENCONTRA-SE MUITO DANIFICA CORRENDO RISCOS DE DESABAMENTOS).
Turismo, cultura e lazer
Tá Aqui, Tá em Pombos